Música


Aula sobre Antônio Vivaldi






Aula de música específica para jardim  e maternal 


1)    Músicas infantis com cds, para que possam seguir o ritmo corretamente. As músicas têm que ser explicadas antes de ensinar as crianças a cantarem.
Explicar o significado de cada palavra; o ritmo (se é lento ou rápido) e como cantar (alto ou baixo).
Se o professor possui dificuldades de afinação, deverá sempre usar o cd, para não confundir a audição das crianças.
As palmas são excelentes para as crianças perceberem o ritmo da música. 


2)   Pausas: Explicar o que é uma pausa (intervalo de silêncio), e mostrá-la na música (como uma parte instrumental onde cessa o canto). 
Para que saibam cantar na hora correta. 
Este exercício ajuda a criança a se concentrar e esperar sua vez.




  3)   Agudo e grave: As crianças entenderão o significado destas palavras apenas com exemplos:
- A voz do leão – grave
- O relâmpago – grave
- O choro de um bebê – agudo
- O som do gatinho – agudo.
As crianças participam imitando os sons e sugerindo outros também.
Após todos terem entendido o que é grave e agudo, o professor poderá aplicar outras atividades: desenhos e pinturas de animais que possuem o som grave, cds com sons de animais, sons da natureza, sons de instrumentos musicais... 
Outra atividade muito divertida e enriquecedora é uma pequena encenação, as crianças escolherão personagens e definirão como será cada voz.




4)   Aula do silêncio: as crianças ficarão em total silêncio apenas ouvindo os sons ao redor: carros passando, criança falando, cachorro latindo... O objetivo desta aula é mostrar que quando ficamos em silêncio ouvimos sons que não ouvimos quando estamos falando, por isso é importante fazer silêncio e se acalmar, também é muito importante para perceberem o ambiente em que estão. 




Projeto:  “Música clássica para crianças” – Livros da coleção Folha

Os livros contam um resumo da vida de alguns compositores com algumas brincadeiras, jogos e sugestões para confecção de instrumentos.

Conta com algumas questões sobre as histórias e um CD com as mais famosas obras de seu compositor.
Podemos trabalhar em Artes durante um bimestre só com música, usando os livros, aplicando as sugestões abaixo e outras que vierem.
Um caderno pequeno pautado (para os alunos do 1º ao 4º) também é muito enriquecedor, pelo menos teriam uma mínima noção sobre como eles tocam.
Para os menores só a apresentação de uma partitura seria ideal.
O melhor livro, em minha opinião, é o de Vivaldi, pois cada música foi composta baseada nas estações do ano, os instrumentos imitam sons de pássaros, vento, chuva... É excelente para trabalhar diversos assuntos.

Outras sugestões:

Levá-los à alguma apresentação cultural;
Ver se há algum aluno que saiba tocar algum instrumento para mostrar aos demais;
Assistir a algum vídeo de Andre Rieu. Ele toca músicas clássicas de uma maneira mais divertida, com a participação de crianças, coral, patinação no gelo etc.



A voz

A voz é produzida pelo ar expulso que passa pelas cordas vocais, estas são pregas elásticas que se distendem ou relaxam pela ação dos músculos.
A voz da criança é mais aguda que a dos adultos, por estar em formação.

Alguns benefícios ao cantar:
·         O intestino recebe uma massagem que passa uma sensação de alívio ao coração;
·         A circulação é favorecida, pois por um momento prende-se a respiração;
·         Reforçamos os nervos parassimpáticos;
·         Fortalecemos a memória;
·         Reduzimos o stress;
·         Geramos tranquilidade;
·         Reforçamos o sistema imunológico;
·         Desalojamos sentimentos negativos;
·        Aprendemos a nos expressar melhor.


              A música clássica:
·         Auxilia no tratamento de doenças;
·         Melhora o QI;
·         Restaura a harmonia do corpo;
·         Restabelece a serenidade da mente, pois atua no ritmo e frequência do nosso corpo;
·         Traz paz e harmonia às atividades diárias;
·         Elimina pensamentos negativos;
·         Melhora a concentração;
·         Aumenta a produtividade;
·         Ajuda na leitura.



 

Dó um dia         
Dó, um dia, um lindo dia
Ré, reluz é ouro em pó
Mi, assim que eu chamo a mim
Fá, é fácil decorar
Sol, meu grande amigo sol                   
Lá, é bem longe daqui
Si, indica condição
Depois disso vem o dó
Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó
Dó, si, lá, sol, fá, mi, re, dó



Nenhum comentário:

Postar um comentário