1) Músicas infantis com cds, para que possam seguir o ritmo corretamente. As músicas têm que ser explicadas antes de ensinar as crianças a cantarem.
Explicar o significado de cada palavra; o ritmo (se é lento ou rápido) e como cantar (alto ou baixo).
Se o professor possui dificuldades de afinação, deverá sempre usar o cd, para não confundir a audição das crianças.
As palmas são excelentes para as crianças perceberem o ritmo da música.
2) Pausas: Explicar o que é uma pausa (intervalo de silêncio), e mostrá-la na música (como uma parte instrumental onde cessa o canto).
Para que saibam cantar na hora correta.
Este exercício ajuda a criança a se concentrar e esperar sua vez.
3) Agudo e grave: As crianças entenderão o significado destas palavras apenas com exemplos:
- A voz do leão – grave
- O relâmpago – grave
- O choro de um bebê – agudo
- O som do gatinho – agudo.
As crianças participam imitando os sons e sugerindo outros também.
Após todos terem entendido o que é grave e agudo, o professor poderá aplicar outras atividades: desenhos e pinturas de animais que possuem o som grave, cds com sons de animais, sons da natureza, sons de instrumentos musicais...
Outra atividade muito divertida e enriquecedora é uma pequena encenação, as crianças escolherão personagens e definirão como será cada voz.
4) Aula do silêncio: as crianças ficarão em total silêncio apenas ouvindo os sons ao redor: carros passando, criança falando, cachorro latindo... O objetivo desta aula é mostrar que quando ficamos em silêncio ouvimos sons que não ouvimos quando estamos falando, por isso é importante fazer silêncio e se acalmar, também é muito importante para perceberem o ambiente em que estão.
Os livros contam um resumo da vida de alguns compositores com algumas brincadeiras, jogos e sugestões para confecção de instrumentos.
Conta com algumas questões sobre as histórias e um CD com as mais famosas obras de seu compositor.
Podemos trabalhar em Artes durante um bimestre só com música, usando os livros, aplicando as sugestões abaixo e outras que vierem.
Um caderno pequeno pautado (para os alunos do 1º ao 4º) também é muito enriquecedor, pelo menos teriam uma mínima noção sobre como eles tocam.
Para os menores só a apresentação de uma partitura seria ideal.
O melhor livro, em minha opinião, é o de Vivaldi, pois cada música foi composta baseada nas estações do ano, os instrumentos imitam sons de pássaros, vento, chuva... É excelente para trabalhar diversos assuntos.
Outras sugestões:
Levá-los à alguma apresentação cultural;
Ver se há algum aluno que saiba tocar algum instrumento para mostrar aos demais;
Assistir a algum vídeo de Andre Rieu. Ele toca músicas clássicas de uma maneira mais divertida, com a participação de crianças, coral, patinação no gelo etc.
A voz
A voz é produzida pelo ar expulso que passa pelas cordas vocais, estas são pregas elásticas que se distendem ou relaxam pela ação dos músculos.
A voz da criança é mais aguda que a dos adultos, por estar em formação.
Alguns benefícios ao cantar:
· O intestino recebe uma massagem que passa uma sensação de alívio ao coração;
· A circulação é favorecida, pois por um momento prende-se a respiração;
· Reforçamos os nervos parassimpáticos;
· Fortalecemos a memória;
· Reduzimos o stress;
· Geramos tranquilidade;
· Reforçamos o sistema imunológico;
· Desalojamos sentimentos negativos;
· Aprendemos a nos expressar melhor.
A música clássica:
· Auxilia no tratamento de doenças;
· Melhora o QI;
· Restaura a harmonia do corpo;
· Restabelece a serenidade da mente, pois atua no ritmo e frequência do nosso corpo;
· Traz paz e harmonia às atividades diárias;
· Elimina pensamentos negativos;
· Melhora a concentração;
· Aumenta a produtividade;
· Ajuda na leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário