sábado, 26 de janeiro de 2013

Planejamento anual de Artes - quarto ano


https://lh3.googleusercontent.com/-8IxEtRv0Byo/TY-5au2tkOI/AAAAAAAAKLs/1qGY2bdambU/s400/imagens%252520decoupage%252520clipart%252520figura%252520decoupage%252520%252520FR%252520Flowers02.jpg Planejamento anual do quarto ano do Ens. Fundamental1
Disciplina – Artes
Conteúdo :
*   Introdução à música;
*   Os gêneros musicais;
*   Instrumentos musicais;
*   Estudo dos sons: graves e agudos.
*   Canto: as vozes masculinas e femininas
*   O canto clássico e popular;
*   Coordenação motora:  palmas e movimentos corporais simultâneos;
*   Danças populares;
*   Teatro: encenação de situações do cotidiano, pequenas peças.
*   Musical;
*   A vida e as obras de pintores: Pablo Picasso, Romero Britto, Leonardo da Vinci, Vincent van Gogh e Anita Malfatti;
*    Técnicas de pinturas;
*   Técnicas de colagem;
*   Trabalho com argila;
*   Museus do mundo;
*   Desenhos;
*   Trabalhos com formas geométricas;
*   Dobraduras;
*   Fotografia;
*   Produção de atividades exclusivas para datas comemorativas.

Objetivos Gerais:
§  Expressar e comunicar-se em arte, interagir com materiais e instrumentos de maneira prazerosa e pessoal;
§  Conhecer e reconhecer os diferentes gêneros musicais;
§  Identificar diferentes sons;
§  https://lh3.googleusercontent.com/-8IxEtRv0Byo/TY-5au2tkOI/AAAAAAAAKLs/1qGY2bdambU/s400/imagens%252520decoupage%252520clipart%252520figura%252520decoupage%252520%252520FR%252520Flowers02.jpgMelhorar a coordenação motora;
§  Enriquecer reflexos;
§  Possibilitar, por meio do teatro, uma maior comunicação entre grupos;
§  Motivar aspectos da linguagem e descobrir a importância do gesto na comunicação;
§  Enriquecer o conhecimento sobre grandes pintores e suas obras; Incentivar a criatividade através da flexibilidade manual e destreza no uso da argila;
§  Através das técnicas de pintura permitir que o aluno se expresse de maneira mais coordenada;
§  Informar a história dos museus, sua utilidade para a sociedade, mostrar os mais interessantes museus que existem no mundo; e através de visita classificar algumas obras;
§  Trabalhar conceitos como: luminosidade, enquadramento, posição e senso crítico através da fotografia.

Metodologia:
Nas aulas sobre música serão usados cd’s e dvd’s  para apresentação dos gêneros musicais, vozes, instrumentos e sons.
Fotos de instrumentos, pequenos textos, cantigas populares e testes vocais serão ferramentas usadas.
As danças populares serão apresentadas em dvd’s, e aplicadas para a turma na quadra.
Para o trabalho com encenação será assistida alguma peça (que será definida posteriormente), e servirá de incentivo para a realização de peças ou um musical para os alunos.
As técnicas de colagem serão feitas com diferentes tipos de papel e texturas. 
Serão trabalhadas no caderno de artes: atividades que envolvam as formas geométricas, pinturas de obras clássicas, criação de desenhos, textos informativos, desenhos livres e dirigidos e dobraduras.
Os alunos utilizarão a máquina fotográfica para tirar fotos de pessoas, objetos parados, objetos em movimento e paisagens.
Passeios para museu, cinema, observação de paisagem natural, também serão possibilidades.

Avaliação
Serão avaliados diversos conceitos, tais como: participação nas atividades, capricho, atenção, esforço para atingir o objetivo, envolvimento, respeito, atividades realizadas e prova escrita.





                                             





 


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