sábado, 26 de janeiro de 2013

Planejamento anual de Língua Portuguesa - quarto ano


https://lh3.googleusercontent.com/-8IxEtRv0Byo/TY-5au2tkOI/AAAAAAAAKLs/1qGY2bdambU/s400/imagens%252520decoupage%252520clipart%252520figura%252520decoupage%252520%252520FR%252520Flowers02.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-8IxEtRv0Byo/TY-5au2tkOI/AAAAAAAAKLs/1qGY2bdambU/s400/imagens%252520decoupage%252520clipart%252520figura%252520decoupage%252520%252520FR%252520Flowers02.jpg Plano de aula anual do quarto ano 
Disciplina – Língua Portuguesa
Conteúdo gramatical:
*   Letra e fonema;
*   Encontro vocálico;
*   Sílaba;
*   Dígrafos;
*   Sílaba tônica;
*   Acentuação das palavras oxítonas;
*   Acentuação dos monossílabos tônicos;
*   Acentuação de paroxítonas e proparoxítonas;
*    Sinais de pontuação (vírgula, ponto-final, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas e travessão);
*   Pronomes pessoais do caso reto e oblíquo;
*   Pronomes de tratamento;
*   Classificação dos pronomes;
*   Conjugação de verbos;
*   Preposição;
*   Conjunção;
*   Interjeição;
*   Artigos definido e indefinido;
*   Substantivos comuns e próprios; substantivos simples e compostos; substantivo coletivo;
*   Gênero, número e grau do substantivo;
*   Sinônimos e antônimos;
*   Numeral;
*   Adjetivo; grau do adjetivo;
*   Advérbio;
*    Tipos de frase;
*   Oração; sujeito e predicado.
https://lh3.googleusercontent.com/-8IxEtRv0Byo/TY-5au2tkOI/AAAAAAAAKLs/1qGY2bdambU/s400/imagens%252520decoupage%252520clipart%252520figura%252520decoupage%252520%252520FR%252520Flowers02.jpgObjetivos gerais:
Compreender os conteúdos de forma que possam aplicá-los em produção de textos observando coesão e coerência, dentro dos gêneros discursivos previstos para esse ano.
 Aprender a revisar seus textos, com a ajuda do professor, buscando atingir clareza e proficiência na escrita.
Adquirir melhor entendimento da língua materna, podendo usá-la adequadamente.
Construir frases e textos utilizando a concordância nominal corretamente.

Metodologia:
As aulas de gramática serão aplicadas conforme as apostilas de língua portuguesa e gramática e ortografia.
 As atividades serão individuais e coletivas, escritas e orais, na apostila e caderno.
Exercícios para completar, sublinhar, classificar, destacar, formar palavras e frases, transformar frases, copiar, observar e fazer o mesmo, substituir, reescrever e circular.
Para que os alunos conheçam as variedades da língua serão feitas pesquisas, as quais envolvam leitura e produção textual, assim construirão seu próprio conhecimento linguístico.
Para fixação haverá exercícios para casa.


Avaliação:
Será feita em prova escrita, exercícios no caderno e apostila e participação em sala de aula.





https://lh3.googleusercontent.com/-8IxEtRv0Byo/TY-5au2tkOI/AAAAAAAAKLs/1qGY2bdambU/s400/imagens%252520decoupage%252520clipart%252520figura%252520decoupage%252520%252520FR%252520Flowers02.jpg
         Conteúdo ortografia:
*   Palavras com “qu”, “gu”, “c” e “g”;
*   Palavras com “h”, “lh” e “l”;
*   Palavras com “z” no final de sílaba;
*   Emprego do “m” e “n”;
*   Os finais “-l” e “-u”;
*   Palavras com “-isar” e “-izar”;
*   Encontros consonantais (br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl, bs, ct, dm, pt, tm, dv, gn, pn);
*   Palavras com “r” (entre vogais) e “rr”
*   Palavras com “r” em final de sílaba;
*   Palavras com “s” e “ss”;
*   Uso de “am” e “ão”;
*   Mal ou mau e mais ou mas;
*   Uso dos porquês;
*   “ Há “  ou “A”;
*   Uso de “g” e “j”;
*   Sons do “x”.
Objetivos gerais:
Estimular os alunos a se expressarem por escrito, sem medo de errar, concentrando-se no desenvolvimento do texto.
Dominar a grafia corretamente e auxiliar na memorização.
Apresentar o domínio das regularidades linguísticas em relação à ortografia e a pontuação.





https://lh3.googleusercontent.com/-8IxEtRv0Byo/TY-5au2tkOI/AAAAAAAAKLs/1qGY2bdambU/s400/imagens%252520decoupage%252520clipart%252520figura%252520decoupage%252520%252520FR%252520Flowers02.jpgMetodologia:
As aulas de ortografia serão aplicadas com o uso das apostilas de língua portuguesa e gramática e ortografia.
Exercícios para o uso correto dos verbos e advérbios na apostila e caderno, ditados, cópias de textos e atividades em folha.
Para trabalhar a escrita correta das palavras também será usado o dicionário.

Avaliação:
Será feita em prova escrita, exercícios no caderno e apostila e participação em sala de aula.

Textos trabalhados:
*   A bola - Luis Fernando Veríssimo
*   O menino maluquinho – Ziraldo
*   Diário de Kika – Monica Dirce de Camargo  Coutinho
*   Quem é importante – Tatiana Belinky
*   A lenda das estrelas – Rosane Pamplona
*   Negócio de menino – Rubem Braga
*   Frutas no palito
*   O reformador do mundo – Monteiro Lobato
*   Arte na rua – Thais Caramico
*   Lembrar... guardar – Antonio Cicero
*   Vida da gente – Fernando Bonassi
*   Campanha do agasalho
*   O caboclo, o padre e o estudante – Luís da Câmara Cascudo
*   Os  escarpins da princesa – Stella Leonardos







https://lh3.googleusercontent.com/-8IxEtRv0Byo/TY-5au2tkOI/AAAAAAAAKLs/1qGY2bdambU/s400/imagens%252520decoupage%252520clipart%252520figura%252520decoupage%252520%252520FR%252520Flowers02.jpgObjetivos gerais:
Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos nesse ano,
Utilizar a linguagem oral com eficácia, procurando adequá-la de acordo com as intenções e as situações comunicativas que requeiram o domínio de registros formais.

Metodologia:
Serão trabalhados textos de diferentes gêneros, tais como: texto narrativo, história em quadrinhos, diário, poema, lenda, crônica, receita, fábula, entrevista, poema, texto de opinião, propaganda, conto popular, texto teatral e parlendas.
Recursos como leitura dirigida, roda de leitura, leitura individual, escrita coletiva, revisão de texto oral, roda de relatos também serão usadas para aplicação do conteúdo.
Avaliação:
A avaliação será feita  por provas escritas, produções orais, participação em debates, atividades de compreensão das informações contidas em diversos gêneros textuais, bem como da interpretação e da reflexão dos referidos textos.
Também serão avaliados comportamentos, respeito a normas e organização do trabalho escolar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário