domingo, 4 de agosto de 2013

Alguns distúrbios de linguagem


Distúrbios de Linguagem

DISLALIA: omissão (quando a criança omite alguma letra), substituição (quando a criança substitui uma letra por outra) ou distorção de fonemas

(quando há a troca do fonema por outro parecido), sendo mais comuns as substituições.

Exemplos de omissão: “asa” em vez de “casa”

Exemplo de substituição: “tapato” em lugar de “sapato”

Exemplo de distorção: “vaca” em lugar de “faca”

Há dislalias causadas por deficiência auditiva. Também a má oclusão dentária pode determinar a distorção das consoantes: F – K – T – G – D e o sigmatismo interdental (posição variável da língua na cavidade oral, que causa distorção na fala seja porque a língua projeta-se na porção anterior, entre dentes, ou lateralmente). Está associado a desordens nos órgãos fonoarticulatórios, dentários ou crânio-faciais, ou ainda, sucção contínua de chupeta, respiração bucal e próteses dentárias, pode ocasionar a troca dos sons Z e S.

RINOLALIA: voz nasalada causada por lábio leporino, fissura palatina ou adenoide.

DISFONIA: perturbação da voz caracterizada por rouquidão ou perda esporádica da voz.

A disfonia infantil pode ter causa funcional e geralmente é apresentada pela criança que não encontra harmonia e segurança no lar e por gritar muito, sua voz é alta e rouca, confirmando o conceito que “ a voz é um índice do bem-estar físico e emocional da criança”.

Entre os distúrbios da voz e da fala, de origem psicológica, encontramos a voz soprosa da criança tímida, a anasalada da manhosa e mimada, a infantilizada por imitação do irmãozinho ou por incentivo dos pais que acham engraçadinho tal modo de falar. 

TARTAMUDEZ ou GAGUEIRA: é a perturbação do ritmo da fala com repetição, bloqueio no início ou no final das palavras e com prolongamentos. Até mais ou menos 5 anos de idade pode acontecer uma “gagueira” fisiológica sobre a qual não se deve despertar a atenção da criança pois isto poderá trazer ansiedade e a disfluência torna-se patológica.

DISLEXIA: é caracterizada por incapacidade ou grande dificuldade para a leitura e escrita, não causada especificamente por deficiência mental ou sensorial. Temos então a criança em nível mental normal, que vai bem em algumas atividades escolares mas fracassa, pouco ou nada conseguindo, na leitura e na escrita. Alguns autores incluem na dislexia a dificuldade de leitura e escrita dos números.

Os disléxicos podem apresentar transtornos de lateralidade, de orientação espacial e temporal, de esquema corporal, de atenção e na capacidade de análise e síntese.

Têm dificuldades em armar contas, seguir as linhas do caderno, respeitar margens e confundem as formas das letras.

Estes problemas  são encontrados em muitas crianças no início do aprendizado, porém nas crianças normais eles são facilmente superados e nos disléxicos eles permanecem.

Cabe aqui acentuar que não se devem confundir erros e vícios de alfabetização com dislexia. Os disléxicos, como outros deficientes na área de linguagem, precisam de tratamento especializado, mas precisam, e muito, do auxílio do professor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário