domingo, 4 de agosto de 2013

Como detectar problemas de audição



A função auditiva  é essencial para a aquisição e desenvolvimento da fala. São os estímulos sonoros, os sinais auditivos verbais que permitem à criança e desenvolvimento da audição e da fala.

Uma leve hipoacusia, uma surdez parcial ou mais severa causam frequentemente comprometimentos sérios da linguagem.

Quando há uma surdez de nascença ou quando ela ocorre no período da aquisição da linguagem aparece a surdo-mudez. Os problemas de linguagem determinados pelas deficiências auditivas dependem da época em que se instalou ou se manifestou a lesão, da doença que a ocasionou e do grau da perda da audição.

Uma perda  severa impede a recepção dos sons verbais e outros.

Na perda moderada, a criança precisa de tratamento especial para manter e ampliar sua linguagem. O diagnóstico precoce constitui sempre um grande auxílio em todos os casos de perda auditiva.

As perdas leves de audição podem ser detectadas na escola, principalmente na alfabetização, pois as crianças que não possuem uma perfeita percepção auditiva, não associa corretamente sons verbais com os símbolos da escrita.

Levantamentos importantes:

®    O aluno não responde prontamente aos chamados;

®    É distraído demais;

®    Pede para repetir as palavras ditadas ou faladas;

®    Presta muita atenção nos lábios de quem está falando;

®    Vira a cabeça procurando ouvir melhor.

 

O professor poderá fazer testes...

 

®    O aluno deverá ficar de costas para o professor e identificar sons como apito, palma, tic-tac de relógio.  

Deverá reconhecer a intensidade desses sons e diferenciar sons semelhantes e diferentes.

O professor deverá ir se afastando do aluno, para perceber q eu distância o aluno apresenta dificuldades, também deverá  ir mudando de lados, para definir de qual lado há mais dificuldades. Estes procedimentos ajudarão no diagnóstico.

®    Outro teste que o professor pode fazer, é o teste dos sons não verbais.

O aluno deverá identificar palavras que comecem ou terminem do mesmo jeito: bola-bota; janela-panela; cão-avião; filho-milho.

O professor também deverá  executar ordens como:

Pegar objetos, indicar figuras...
 

Se o professor detectar qualquer dificuldade deverá comunicar a direção da escola e marcar reunião com os pais, para pedir um encaminhamento para o otorrinolaringologista e/ou fonoaudióloga.

O professor deverá entregar aos pais suas observações.

Em sala de aula, o aluno precisará de ajuda, cabe ao professor procurar auxiliar a criança, dando um lugar mais adequado na classe, expressando-se com clareza e sendo paciente.

 

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