A
função auditiva é essencial para a
aquisição e desenvolvimento da fala. São os estímulos sonoros, os sinais
auditivos verbais que permitem à criança e desenvolvimento da audição e da
fala.
Uma
leve hipoacusia, uma surdez parcial ou mais severa causam frequentemente
comprometimentos sérios da linguagem.
Quando
há uma surdez de nascença ou quando ela ocorre no período da aquisição da
linguagem aparece a surdo-mudez. Os problemas de linguagem determinados pelas
deficiências auditivas dependem da época em que se instalou ou se manifestou a
lesão, da doença que a ocasionou e do grau da perda da audição.
Uma
perda severa impede a recepção dos sons
verbais e outros.
Na
perda moderada, a criança precisa de tratamento especial para manter e ampliar
sua linguagem. O diagnóstico precoce constitui sempre um grande auxílio em
todos os casos de perda auditiva.
As
perdas leves de audição podem ser detectadas na escola, principalmente na
alfabetização, pois as crianças que não possuem uma perfeita percepção
auditiva, não associa corretamente sons verbais com os símbolos da escrita.
Levantamentos
importantes:
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O aluno não responde prontamente aos chamados;
®
É distraído demais;
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Pede para repetir as palavras ditadas ou faladas;
®
Presta muita atenção nos lábios de quem está falando;
®
Vira a cabeça procurando ouvir melhor.
O professor poderá fazer testes...
®
O aluno deverá ficar de costas para o professor e
identificar sons como apito, palma, tic-tac de relógio.
Deverá reconhecer a intensidade desses sons e diferenciar
sons semelhantes e diferentes.
O professor deverá ir se afastando do aluno, para perceber q
eu distância o aluno apresenta dificuldades, também deverá ir mudando de lados, para definir de qual
lado há mais dificuldades. Estes procedimentos ajudarão no diagnóstico.
®
Outro teste que o professor pode fazer, é o teste dos sons
não verbais.
O aluno deverá
identificar palavras que comecem ou terminem do mesmo jeito: bola-bota;
janela-panela; cão-avião; filho-milho.
O professor também
deverá executar ordens como:
Pegar objetos,
indicar figuras...
Se o professor
detectar qualquer dificuldade deverá comunicar a direção da escola e marcar reunião
com os pais, para pedir um encaminhamento para o otorrinolaringologista e/ou
fonoaudióloga.
O professor deverá
entregar aos pais suas observações.
Em sala de aula, o
aluno precisará de ajuda, cabe ao professor procurar auxiliar a criança, dando
um lugar mais adequado na classe, expressando-se com clareza e sendo paciente.
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